Santa Cruz de la Sierra é a segunda maior cidade da Bolívia. É a capital do departamento deSanta Cruz, com 1,4 milhão de habitantes, e fica às margens do Rio Piray.
Santa Cruz de la Sierra é a capital do departamento de Santa Cruz. É considerada a cidade mais industrializada e desenvolvida da Bolivia, foi fundada em 1561. Santa Cruz é não só a mais populosa cidade da Bolívia mas também o departamento de Santa Cruz é o mais rico do país, respondendo por mais de 30% do PIB boliviano.
Santa Cruz também lidera um movimento que visa dividir o país em regiões politicamente autônomas - cada uma delas com sua própria produção, tributação e legislação, mantendo apenas um pequeno nível de coordenação com o governo nacional, à semelhança das províncias autônomas espanholas.
O movimento vai de encontro aos propósitos de Evo Morales de manter o poder centralizado. Outros departamentos que aderiram ao movimento são Tarija, Beni e Pando, regiões interessadas na separação por razões econômicas, especificamente ligadas à exploração do gás boliviano.
O clima predominante é Quente e subtropical, a temperatura media é de 24,6 °C. A umidade relativa media é de 68%. Os meses de maior precipitação são Janeiro e Fevereiro. O clima chega a ser muito parecido com o do Brasil.Sua vegetação é Amazônica.